“A aprendizagem de uma língua se faz na interação
dos alunos na sala de aula e, se possível, fora dela, na vivência
de situações que tenham algum sentido para o aprendiz. Isto se
torna particularmente mais fácil nos cursos de imersão em que
o aluno desenvolve todas as suas atividades no ambiente da
cultura brasileira e da língua portuguesa.”
Trouche, Lygia.In: Português
para estrangeiros:
perspectivas de quem ensina. Rio de Janeiro: Intertexto, 2004.
p. 85
As narrativas que se seguem foram estruturadas em forma de entrevista realizada pela estagiária Vanessa Lacerda, do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Português para falantes de outras línguas coordenado pela Profa. Dra. Regina L. Péret Dell´Isola da FALE/UFMG. Estas entrevistas integram subprojeto vinculado à Pesquisa: “Aquisição em memórias de falantes e de aprendizes de línguas estrangeiras” coordenada pela Profa. Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva (UFMG), em que são coletados e analisados dados em narrativas de estrangeiros que estão aprendendo Português no Brasil. Os dados coletados são de estudantes universitários porto-riquenhos que vieram ao Brasil no primeiro semestre de 2004 para participar do programa CONHECENDO O BRASIL: CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA sob a responsabilidade da Profa. Regina Dell´Isola.
Foi desenvolvida pela entrevistadora, uma lista de perguntas que estimulavam os entrevistados a expressarem os motivos pelos quais escolheram aprender a língua portuguesa, como foi o processo de aquisição da língua, desde o início até o atual momento, o que mais gostaram e o que menos gostaram ao estudar a língua, suas estratégias de aprendizagem, e ainda se pretendem ou não continuar estudando a língua portuguesa após retornarem a seus países.
As entrevistas foram gravadas com o consentimento dos alunos, que foram entrevistados no dia da entrega dos certificados do curso, e após a confraternização de despedida. Seguem as transcrições das referidas entrevistas, doravante disponibilizadas para futuras pesquisas.