Nome: Lúcia da Silveira Pinto Souza

Idade: 38 anos

Tempo de estudo da língua: 25 anos

Narrativa coletada por Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn em agosto/2005

 
 
Meu nome é Lúcia da Silveira Pinto Souza e eu sou professora de inglês há 16 anos no ICBEU. Eu comecei aprender inglês com 13 anos de idade. Foi no Yagizi que eu comecei, porque era na esquina de casa e depois do Yazigi eu fui para o Number One, depois para a Cultura Inglesa ai já era nos níveis mais avançados. E depois eu vim para o ICBEU, e ai depois que eu vim para o ICBEU eu comecei a dar aulas, fiz o PTC treinamento de professor e comecei a dar aula no ICBEU já tem 16 anos e meio que eu dou aula.
Eu não me lembro se eu alguma tive dificuldade porque eu sempre adorei estudar, então era um ponto positivo. Para mim era um prazer ir às aulas de inglês, eu sempre adorei. Eu não me lembro de nenhuma dificuldade “horrorosa” que eu tive.
Eu ouvia música e lia os livrinhos que normalmente os professores mandavam e eu sempre adorei ler então isso me facilitou. Durante três meses eu fiz um curso, não é bem intercâmbio, passei lá três meses nos Estados Unidos para dar uma aperfeiçoada.
Eu peguei uma professora particular, uma americana e eu fiquei uns dois anos com ela. E era só eu e ela e foi muito bom, com ela era direto só em inglês e aproveitei para preparar para os exames de proficiência, que eu tive que tirar. Então basicamente meu preparo foi esse e depois eu comecei a dar aula. E quem da aula sabe que quem ensina aprende; então eu acho que a época que eu mais aprendi foi quando eu comecei a dar aula e sempre eu estou aprendendo alguma coisa nova. Pelo contrário quanto mais a gente aprende mais a gente vê que não sabe nada. Tem muito a aprender, mas tem muito a aprender. Basicamente foi isso.