GELNE    MINI-CURSO  PRÉ-EVENTO

XX JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS 

GÊNEROS VIRTUAIS

Local do debate: http://www.voy.com/182953/

Para obter seu certificado de participação, você deverá participar do debate de pelo menos 3 tópicos e ler os respectivos textos.

Questões para o debate:

TEXTOS/AUTORES QUESTÕES
 

 

Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital

 

 

Luiz Antônio Marcuschi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1) Quais são as principais conseqüências do ponto de vista lingüístico, com o advento da tecnologia digital? Exemplifique com alguns dados tirados de observações feitas em comunicações internetianas.

2) Do ponto de vista das comunicações que agora surgem com os novos gêneros digitais, em especial os de caráter dialógico como os chats em seus vários formatos, que tipo de mudanças na vida social estão ocorrendo ou podem ocorrer? Ao lado disso, quais as consequencisa sociais da internet em termos de relações interpessoais?

3) Do ponto de vista do ensino de língua, quais são as consequencias mais interessantes no caso da intrdução dos meios digitais nessa área. Não apenas para o esnino de língua e sim para todas as demais áreas? Será que há aqui reais vantagens deste ensino em relação aoa presencial ou nao?

4) Se você fosse idenficar os diversos gêneros digitais, quais deles vc apontaria como os mais inovadores e por quê? Diga os aspectos sob os quais você julga que inovam.

5) Você saberia apontar aspectos totalmente negativos com o advento da internet? será que há algo que estamos perdendo com isso ou só há vantagens? Você diria que as vantagens superam as desvantagens?

E-mail: um novo gênero textual

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

1) Algumas pessoas contestam a tese de que o e-mail é um novo gênero. Leia o texto e veja se você concorda com os argumentos da autora que defende a existência de um novo gênero.

2) A autora apresenta vantagens e desvantagens do e-mail. Você teria outros itens para acrescentar à listagem apresentada na página 73?

A conversa na web: o estudo da transmutação em um gênero textual 

Júlio César Rosa de Araújo

1. Como os conceitos bakhtiniano de transmutação e esfera de comunicação humana ajudam a conferir o status de gênero do discurso ao chat na web?

2. O que representa a superposição das semioses no chat?

Blogs e as práticas discursivas

Fabiana Komesu

1) Os blogs são comumente associados ao gênero diário. No entanto, a noção de diário abrange atividades tão diversas quanto o diário íntimo, o diário de viagem, o diário de bordo, o diário de classe, o diário de hospital etc. Da perspectiva dos estudos lingüísticos, qual(is) seria(m) a(s) especificidade(s) do blog?

2) Os blogs são comumente conhecidos como os “diários da internet”. Do ponto de vista dos estudos lingüísticos, como esta associação pode ser confirmada e/ou refutada?

3) Aparentemente, a atividade de escrita dos blogs coloca em evidência a subjetividade do escrevente. Quais as principais marcas de subjetividade na constituição desses textos?

Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante.

Os links do hipertexto funcionam com elementos de coesão ou de dispersão na leitura on-line?

 

Leitura, texto e hipertexto

 Antônio Carlos Xavier

1. Quais as principais características apontadas pelo autorda leitura realizada no hipertexto? Defina-as.

2. Você concorda com o autor quando ele diz que o hipertexto é o protocolo da tecnocracia? Justifique.

3. No artigo, o autor assume uma postura otimista para com aleitura que se realiza no hipertexto on-line, afirmando que que "o hipertexto concretiza a possibilidade de tornar seu usuário um leitor inserido nas principais discussões em curso no mundo..."

Qual a sua postura com relação à esperada democratização da informação com o advento da Internet?