Projetos

VEJA OS PROJETOS


Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

em andamento

Aprendendo com metáforas de falantes e de aprendizes de línguas estrangeiras

Aquisição em  Memórias de Falantes e Aprendizes de Línguas Estrangeiras

Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira


Adail Sebastião Rodrigues Júnior

Modelo Lingüístico-Discursivo para Análises de Narrativas de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira


Deise Prina Dutra

Narrativas conectando experiências: a competência lingüística no sistema pedagógico do professor


Heliana Mello

Mapeamentos conceptuais via análise metafórica do discurso sobre a sala de aula de língua inglesa


Laura Miccoli

Projeto ACCOOLHER


Mariney Pereira da Conceição

As Relações Entre Experiências, Crenças e Ações do Pprofessor na sala de aula: um processo cíclico de perpetuação de abordagens tradicionais de ensino de vocabulário em LE? 


Carla Lynn Reichmann

Professores-em-construção: retextualizando práticas, histórias e trajetórias de formação docente


Ana Maria F. Barcelos

Estórias de aprendizagem de línguas: crenças de professores em formação e professores já formados

Este projeto tem por objetivo detectar as crenças sobre aprendizagem de línguas de alunos de Letras e de professores já formados através de suas estórias de aprendizagem de línguas e autobiografias. Um grupo de 24 alunos de Letras escreveu suas estórias de aprendizagem de línguas e outro grupo de professores participantes do PECPLI escreveu suas narrativas de vida. Essas narrativas serão analisadas separadamente e depois comparadas a fim de se entender quais as semelhanças ou diferenças existentes nessas narrativas e nas crenças dos participantes.


Magali Barçante Alvarenga

Aprender e Ensinar: o que nos revela o narrar

 Esta pesquisa buscará estudar, por meio de narrativas de aprendizagem, como as experiências de aprender língua estrangeira influenciam a prática pedagógica de professores em exercício da função. A análise recairá, especialmente,  sobre questões relacionadas às configurações de competências de ensinar, a saber, lingüístico-comunicativa, teórica, implícita, aplicada e profissional.

As narrativas dos professores serão coletadas junto a questionário elaborado para o Projeto de Iniciação Científica desenvolvido por esta pesquisadora e pelo aluno-bolsista, Marcello Silva Franco

Veja projeto de Iniciação Científica


Elaine Ferreira do Vale Borges

“Professores de Línguas e as Abordagens de Ensino/Aprendizagem: narrativas de lembranças das abordagens de ensino que permearam as experiências de aquisição de LE de professores pré e em serviço e o seu fazer atual”.

Este projeto pretende visualizar as abordagens de ensino/aprendizagem de LE subjacente ao processo de aquisição de língua por que passaram alguns alunos de Letras, principalmente aqueles que se encontram no final do curso de graduação (muitos deles já atuam como professores); e de professores de língua em serviço em universidades e escolas públicas e  particulares, por meio de narrativas de suas lembranças. Objetiva-se ainda, por meio das narrativas, diagnosticar qual a abordagem atualmente usada por esses professores em suas salas aulas. Esse olhar sobre o que foi experenciado (como aluno) e o que se propõe agora como experiência (aos alunos) proporcionará um panorama do “fazer atual” desses professores e procurará responder a seguinte pergunta de pesquisa: O “fazer atual” de um professor de língua se constitui em uma simples extensão de suas experiências como aluno ou em um “novo fazer”, em  conseqüências dessas experiências e da aquisição de novos conhecimentos?

Clique aqui para ver o projeto completo


Rita de Cássia Barbirato

Projeto Narrativas de Memórias sobre o processo de  Aquisição de LE

      Esta pesquisa tem por objetivo investigar em narrativas feitas por alunos de Letras sobre o processo de aquisição de LE (no caso inglês) o papel das atividades vivenciadas por eles durante esse processo. Tomando como pressuposto o conceito de método como as experiências construídas entre professor e alunos na língua-alvo, compreendemos atividades como concretização dessas experiências, como ações para produzir insumo. Desse modo, consideramos que a qualidade das atividades oferecidas aos aprendizes possa desempenhar um papel importante para o processo de aquisição de uma LE. Nesse sentido uma análise dos tipos de atividades as quais alunos de Letras (professores pré-serviço) foram expostos, pode resultar em uma importante fonte para auxiliar professores dos cursos de Letras nas decisões de planejamento, método, materiais e atividades, auxiliando-os a melhor compreender quais tipos de atividades poderiam ser mais efetivos e menos efetivos para o processo de ensino/aprendizagem nos cursos de Letras.

      Além disso, considerando-se o baixo nível de proficiência na língua inglesa, conforme pesquisas têm demonstrado (Basso, 2001; Silva, 2000 ) de alunos ingressantes no curso de Letras e o pouco tempo disponível para levar esses alunos a um nível de proficiência que os possibilitem atuar e conduzir aulas na língua-alvo consideramos uma analise e possíveis encaminhamentos sobre os tipos de atividades realizados na aula de LE no curso de Letras uma faceta importante e que muito pode contribuir para uma aquisição mais efetiva nesses contextos. Acreditamos que o curso de Letras constitui-se em um importante cenário onde esforços investigativos teórico-práticos devem ser implementados na busca de professores mais qualificados que possam produzir uma educação de melhor qualidade na área de ensino/aprendizagem de LE.  

Clique aqui para ver o projeto completo


Eliane Carolina de Oliveira - UFG

NARRATIVAS E REFLEXÃO EM AMBIENTE ON-LINE: COLABORAÇÃO ENTRE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

A investigação, ora em andamento, tem como temática o processo de tornar-se  formador de professores de língua inglesa e a experiência de refletir sobre a própria trajetória e prática profissional. Reúne profissionais de diversas localidades do Estado de Goiás em uma comunidade virtual,  proporcionando-lhes um espaço de discussão e reflexão colaborativas por meio de narrativas sobre como tornaram-se professores e professores formadores de professores, bem como sobre suas práticas docentes.


Coordenadora do Projeto: Dilys Karen Rees

Pesquisadores Participantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira e Heloisa Augusta Brito de Mello

Língua(gem), cultura e escola: o perfil da sala de aula de inglês no ensino fundamental e médio de Goiânia  (na escola pública em Goiânia)

topo