Share |

Narrativas coletadas pela equipe EDUCONLE (coordenada por Deise P. Dutra)

 

<EDUCONLE_2011FirstNar_03>


O primeiro contato com a Língua Estrangeira, inglês, foi na 5a série no Instituto Santo antônio e por gostar de muitas bandas e cantores de músicas em inglês, recebi a aula com muito entusiasmo e vontade de aprender. Na 5o e 6o do Instituto Santo Antônio (ISA) a professora era dinamica e falava o inglês durante a aula, que era enriquecida com vídeos e música. Depois na escola estadual Bolivar de Freitas uasavamos um livro e as aulas até o ensino médio era somente gramática; e no ensino médio no colégio Padre Curvelo não foi diferente.
Por ter uma amor grande pela leitura e literatura decidi fazer o curso de Letras; e uma das disciplinas que mais gostava era a Literatura Inglesa e Norte Americana, a professora dava a aula em inglês e o material para estudos em inglês também. Já a disciplina de Lingua Inglesa foi dada conforme já tinha vivenciado no ensino médio. Uma cobrança muito grande na parte gramatical e a conversação ficou de lado. Durante a faculdade houve projetos como a realização de um filme, a criação de jogos, o evento da semana em inglês com oficina e apresentações (música, teatro, narrações).
Como professora de inglês de acordo com o conteúdo preparo minhas aulas de forma que desperte no aluno o interesse pela disciplina, uso de ferramentas que ele gosta como as redes sociais para aprimorar o vocabulário e filmes e música para a conversação, além do cd que acompanha o livro didático deste ano. Achei interessante que na 1a aula deste ano após a apresentação e conversando com eles o porquê da importância de aprender a Língua Estrangeira entreguei um chocolate Prestigio para quem responder quando perguntei, o que uma pessoa tinha quando ela falava uma 2a língua e depois pedi para que eles escrevessem no caderno porque era inportante aprender o inglês. Na maioria das respotas tinha a palavra prestigio Que quem falava inglês tinha prestígio comparando com outras pessoas. Levei o chocolate com a inenção de motiva-los e a despertar um interesse maior na disciplina que eles só têm 1 vez na semana. Sempre tento fazer algo para a aula ser prazerosa e produtiva, recentemente vi em uma banca uma revistinha da turma da mônica em quadrinhos em inglês, não conhecia, comprei e estou planejando como aplicá-la na sala de aula.
Busco um conhecimento maior e uma aprendizagem na conversação porque acho que todo professor de inglês deve falar em inglês para ensiná-los; porque na vida eles precisarão ter a pronuncia e o conhecimento do vocabulário. Pretendo também fazer outros cursos e sei que precisarei do inglês. Estou muito feliz por estar no Educonle.