Share |

Narrativas de aprendizes português como língua estrangeira


Conteúdo alternativo


download do áudio

Nome: Serena Castellani

Idade: 22 anos

País de origem: Itália

Tempo de aprendizagem de português: 2 semanas

Narrativa coletada por Fernanda Sousa Carvalho em 11 de outubro de 2005

- Seu nome?

Meu nome é Serena ... [estou] aqui há um mês. Estou aprendendo o português dado essa semana. Estou aprendendo com a aula de português, no curso básico, com a professora Vanessa. Eu não encontro muita dificul[dade] com a língua portugues[a] porque é muito similar da italiana, porque eu sou italiana... mas ... é um pouco difícil entend[er] os brasileiros quando eles falam, porque ... (eu não sei como que se fala) ... é um pouco difícil. Eu encontro um pouco de dificul[dade] com a conjugação dos verbos porque é um pouco difícil. E na aula anco ainda não fazemos conjugação, mas eu acho que vamos aprender um pouco com os verbos e outras coisas. Falo muito mal português, mas acho que com um pouco de tempo vou falar [de um modo] melhor... e... que outro?

- O que te ajuda a aprender mais? Que tipo de coisa você estuda pra aprender mais o português?

Eu acho que o modo melhor para aprender uma língua é falar com uma pessoa de ... brasileira, neste caso, ou uma pessoa que é madrelingua (não sei como ...) e ... é o modo melhor. Aqui eu conheço poucas pessoas brasileiras, mas acho que com um pouco de tempo vou encontrar muita gente para falar de um modo melhor ... Que pena, porque estou aqui só três meses ... dezembro eu vou embora, então aprendo muito, muito menos [que] outras pessoas que moram aqui por um anos ou seis mês[es], mas é bom igual.

- Quando você conversa com as pessoas, você pede ajuda pra que elas te ensinem português... você consegue aprender conversando com elas?
Sim, assim, porque eu falo pouco, então vou ... pergunto a pessoas com ... o que eu falo de... de ajudar... de ajudar porque falo ... falo pouco e... mas... é bom.