Share |

Narrativas de aprendizes de espanhol


Conteúdo alternativo


download do áudio

Nome: Nina Soares Lopes Diniz

Idade: 22

Tempo de Estudo da Língua: 2 anos

Narrativa coletada por Ana Paula Alves de Oliveira em abril de 2006

Eu comecei a estudar espanhol, simplesmente porque no primeiro período eu cheguei aqui (UFMG) e eu tinha a opção de fazer latim ou espanhol e pra não fazer latim eu fui fazer espanhol. Na verdade eu nunca tive muita curiosidade nem muita paixão pela língua não...nunca me chamou a atenção. Mas acabou que eu aprendi a gostar, o meu professor do primeiro período que foi o maior incentivo, porque o cara tinha a “mânha” total. E ele foi meio que um objetivo que eu enxergava. E, além disso, a didática dele, o jeito dele me fizeram gostar...aprender a gostar do espanhol. Então por isso eu comecei a me interessar mais. Hoje em dia eu gosto, mas não é do mesmo jeito que eu gostava quando eu terminei o primeiro período...eu tinha mais motivação. Mas eu penso que eu to passando por um processo de transição, de me tornar um pouco mais independente na língua pra depois começar a fazer as coisas realmente gostosas a respeito de espanhol. Eu acho que eu to passando por uma fase, por exemplo, o espanhol IV é uma coisa que eu tenho que fazer, certo? É meio que um mal necessário, mas não é legal... não é o que eu gosto de fazer.

_Por que?

_Primeiro porque eu não to gostando muito do sistema da matéria...tá muito devagar, pra mim tá ficando entediantes, as aulas estão ficando muito paradas, não anda, não desenvolve e porque é uma coisa chata ficar refletindo sobre a gramática de língua. E eu acho que eu vou gostar mais quando eu começar a estudar aspectos mais culturais da língua em literatura e tudo mais...acho que eu vou gostar bem mais...pelo interesse que já nasceu em mim.

Na verdade eu não tenho muita estratégia pra continuar aprendendo espanhol. Meu espanhol é muito limitado à faculdade e à sala de aula. (...) Muito raramente eu escuto uma música em espanhol, mas quando eu escuto eu dou toda a atenção possível que eu posso praquela música, pra ver assim... meu nível, até onde eu consigo entender e gosto de ler também. Os livros que os professores passam pra gente ler eu invisto tudo neles, gosto muito de ler. E gosto de canais também de espanhol, e às vezes eu paro em alguns canais e fico me forçando a prestar a atenção e entender aquela coisas e tal. E eu tenho uma mania meio doida que é ficar falando... em vez de...quando eu vou falar português comigo mesma e quando eu to pensando alguma coisa, eu inverto meu pensamento pro espanhol. Eu tinha essa tendência há um tempo atrás de fazer isso pro inglês, mas agora eu já começo a fazer pro espanhol porque é uma coisa que eu preciso praticar mais. Então eu tô falando sozinha no meu quarto... pensando “eu tenho que fazer isso, fazer isso...” aí eu pego e começo a falar em espanhol...ah, sei lá... eu acho que é uma estratégia assim... de refletir sobre o que eu tô falado.