Colaboradores

Links

Faculdade de Letras

 

Visitantes

Locations of visitors to this page

 

Share |

Projeto financiado pelo

Bem-vindo(a) ao AMFALE

O projeto AMFALE reúne pesquisadores interessados em investigar aspectos diversos dos processos de aquisição e de formação de professor de línguas estrangeiras através de narrativas de aprendizagem.

A coordenadora do projeto, Vera Menezes, além de pesquisa específica sobre autonomia, está empenhada em construir um modelo teórico de aquisição de língua estrangeira com suporte da teoria dos sistemas complexos, ou teoria do caos, de um conjunto de teorias de aquisição e de evidências empíricas em narrativas de aprendizagem. Pesquisadores da UFMG e de outras instituições, utilizando diferentes suportes teóricos, estão investigando diversos aspectos através do corpus que está sendo construindo com as narrativas.

Dr. Adail Sebastião Rodrigues Júnior (UFOP) investiga um modelo de análise de narrativas; Dra. Ana Maria Barcelos (UFV) pesquisa as crenças dos aprendizes; Dr. Diógenes Lima (UESB) pesquisa questões culturais; Dr. Francisco Quaresma de Figueiredo (UFG) investiga os erros no processo de aprendizagem; Dra Laura Miccoli (UFMG), Projeto Accoolher, investiga experiências vivenciadas por professores e estudantes de línguas estrangeiras; Dra. Liliane Sade (UFSJ) pesquisa identidades de aprendizes; Dra Elaine Ferreira do Vale Borges (pós-doutoranda UFMG) pesquisa as referências às abordagens de ensino/aprendizagem em narrativas; Dra. Walkyria Magno (UFPA) investiga a autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras; Dra. Rita de Cássia Barbirato (UFSCar) investiga o papel das atividades vivenciadas por alunos de Letras durante seu processo de aprendizagem; Dra. Regina D’Isolla (UFMG) e Dra. Norimar Júdice (UFF) pesquisam a aquisição de português como LE. Na área de formação de professores, temos os pesquisadores Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira (UFG), Carla Lynn Reichmann (UFPB) Ruberval Franco Maciel (UEMS) e Valeska Virgínia Soares de Souza (UFU) ).  

Os parceiros no exterior são Tim Murphey, no Japão; Alice Chik na China; e Paula Kalaja,  Leena Karlsson  and Felicity Kjisik,  na Finlândia.